4 Diferenças entre Moída Grossa e Moída Fina

Ao comprar erva-mate para chimarrão é comum o consumidor se deparar com as classificações Moída Grossa e Moída Fina nas embalagens. Normalmente, as ervateiras utilizam a mesma matéria-prima, alterando apenas o padrão de moagem. Mas, afinal, quais seriam as diferenças entre esses dois padrões?

1. Amargor

A primeira grande diferença está no amargor do chimarrão. Enquanto a moída grossa tem um sabor amargo mais realçado, a moída fina se destaca por ser mais suave.

2. Cor

A moída fina se destaca por ter um verde intenso e mais claro. O verde mais escuro da moída grossa tem uma coloração mais fosca, parecida com a folha de erva-mate.

3.Granularidade

Obviamente, como o próprio nome diz, a moída fina tem grãos muito menores que a moída grossa. Não existe um padrão no tamanho da moída grossa. Quanto mais grossa a moagem, mais amarga no paladar.

4.Facilidade no preparo

A erva-mate moída grossa é mais fácil de preparar. Além disso, não entope a bomba justamente pelo fato do grão ser maior que os orifícios da maioria das bombas. Uma solução para quem prefere a moída fina é o uso das famosas “camisinhas” para bomba.

E você, qual é o teu tipo de moagem preferido, moída fina ou moída grossa?

Para saber sobre os 5 principais benefícios da erva-mate segundo a ciência, clique aqui.